Você já ouviu falar na gestão de fluxos e sabe porque essa solução possibilita mudanças positivas para gestores, funcionalismo público e cidadãos?
A tecnologia possibilita que processos e controles sejam desenvolvidos com segurança, rapidez e apresentem excelentes resultados.
Com o uso de ferramentas digitais que permitam um acompanhamento das mais diversas tarefas existentes em um órgão público, é possível:
- verificar em tempo real o status de cada processo,
- receber mensagens automáticas a respeito de tarefas não realizadas,
- diminuir os erros e enganos,
- acompanhar e auditar as atividades em execução,
- avaliar históricos das ações realizadas.
De acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o processo de transformação digital nas empresas brasileiras avançou em um ano o que era esperado em quatro.
Isso se deu em função da pandemia do Coronavírus e da necessidade das empresas em melhorarem o nível de atendimento e controles das suas atividades.
Neste post, apresentaremos a importância da gestão de fluxos e processos públicos. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
Características da gestão de fluxos e processos
Assim como as empresas privadas aceleraram seus processos de transformação digital, as entidades públicas também buscam por melhorias na organização, agilidade e segurança das tarefas diárias.
Para isso, faz-se necessário a adoção de ferramentas que possibilitem mudanças e melhorias no acompanhamento e atendimento das solicitações que diariamente dão entrada nos mais diversos setores da administração pública.
A gestão de fluxos e outros processos permitem que todas as tarefas recebam a atenção necessária, sendo possível criar e programar ações que venham a garantir produtividade e eficiência de suas rotinas.
Qual a importância da gestão de fluxos e processos públicos?
A gestão de fluxos e processos públicos melhora substancialmente o atendimento a população, pois, através da agilização e automação das tarefas, os resultados são obtidos com agilidade, atendendo as mais diversas necessidades, tais como:
- solicitações,
- reclamações,
- sugestões,
- encaminhamentos, etc.
Além disso, os processos burocráticos internos são agilizados, pois se torna possível programar e acompanhar todas as etapas das atividades desenvolvidas.
Informações não são perdidas e tarefas não podem ser encerradas sem que determinada ação (previamente programada) tenha sido resolvida.
Como resultados, há uma melhora significativa no atendimento e qualidade em toda a organização da instituição.
Como realizar essa gestão com eficiência?
Para realizar a gestão de fluxos e processos públicos com eficiência, faz-se necessário a implantação de uma ferramenta que possibilite a automação das atividades.
Através dessa solução, que precisa estar adequada a realidade de uma repartição pública e aos diversos setores governamentais atendendo às especificidades da área, todas as tarefas passam a ser geridas por um sistema que controla as ações necessárias para que os resultados sejam alcançados.
Contar com quem entende do assunto e conhece detalhes da administração pública é a melhor opção para implantar e manter a qualidade na gestão.
Conheça o WORKFLOW!
O WORKFLOW é uma solução avançada para gerir a administração pública, onde é possível criar processos e integrar todos os setores.
A solução oferece as seguintes possibilidades de configuração:
- etapas de cada processo,
- setores e responsáveis por cada tarefa,
- movimentação do processo,
- padronização dos atos processuais,
- definição do tempo de execução das tarefas de cada etapa,
- anexação de documentos.
Sua implantação possibilita que todas as tarefas sejam controladas e avisos sejam emitidos no caso do descumprimento das ações estabelecidas ou de prazos que venham a extrapolar a programação.
Além de organizá-las, é também uma excelente ferramenta para validar ações e reconhecer possíveis problemas que precisam ser corrigidos.
Agora que você sabe mais sobre a gestão de fluxos e processos, acesse nosso site e conheça os serviços oferecidos pela NuvGov às empresas e instituições públicas brasileiras!
(Imagens: divulgação)