A Tecnologia da Informação permitiu a todos os segmentos da atividade humana um salto qualitativo no atendimento às mais diversas necessidades do dia a dia das operações.
Processos que antes eram demorados e burocráticos, tornaram-se ágeis e possíveis de serem realizados em pouco tempo, graças às soluções digitais desenvolvidas que facilitam as operações e acompanham o passo a passo das mais diversas tarefas.
O setor privado sempre se preocupou em utilizar estas soluções para endereçar suas necessidades e melhor produtividade e gestão.
O objetivo do poder público é melhorar os serviços e a capacidade de resposta visando atender a população e o funcionalismo público, portanto, também está descobrindo que a única forma de atender sua demanda e modernizar seus processos é a transformação digital.
Neste contexto, o ECM (Enterprise Content Management) é uma solução tecnológica diferenciada e adequada para automação de processos do setor público porque permite de forma simples e flexível desenhar fluxos e processos muito rapidamente e com grande capacidade de endereçar quaisquer tipos de demanda.
Segundo estudos da Gartner, uma das maiores consultorias do mundo, o setor público mundial deve fechar 2022 com investimentos em tecnologia para melhoria de seus processos, com um acréscimo de 6,5% se comparados ao ano anterior, demonstrando a preocupação dos governos de se capacitarem para atender novas exigências dos cidadãos.
Neste post, apresentaremos o ECM, uma maneira flexível e completa para automatizar os processos de gestão pública.
Continue lendo e conheça mais a respeito!
Desafios da gestão pública
Um dos maiores desafios da gestão pública está em oferecer à população serviços de qualidade com transparência e rapidez, pois a ideia de que os processos envolvendo o atendimento aos diversos setores governamentais são lentos, burocráticos e desorganizados continua vigorando.
A área pública busca por novos tempos e vem investindo em soluções digitais que colaboram e agilizam as tarefas administrativas, o que reduz o tempo de resposta ao cidadão e possibilita serviços de qualidade.
Com a implantação de ferramentas que auxiliam na gestão dos processos, as tarefas internas ganham em velocidade e qualidade.
Para isso, a NuvGov desenvolveu sua Plataforma Tecnológica, tendo o ECM, como sua Central de Inteligência que automatiza os processos oferecendo, entre outras possibilidades:
- gerenciamento de todo o conteúdo relacionado aos processos,
- captura e armazenamento de dados,
- controle de versões de documentos e informações,
- pesquisa, distribuição e preservação de dados.
Qual a importância de automatizar os processos na gestão pública?
A importância na implantação da tecnologia e automatização dos processos da gestão pública envolve diretamente o atendimento às exigências constitucionais.
Com a implantação da plataforma NuvGov com a tecnologia ECM, é possível controlar de forma eficaz todos os processos administrativos de uma instituição pública, onde são definidos:
- hierarquização das tarefas,
- definição de regras,
- gerenciamento e acompanhamento das etapas,
- visualização de possíveis gargalos,
- integração com outras ferramentas utilizadas pela instituição.
- e MUITO mais….
Como resultado, percebe-se uma melhora interna das operações, repercutindo diretamente na satisfação do cidadão que busca informações e serviços junto ao governo.
Conheça o ECM!
Como já mencionado, o ECM é a Central de Inteligência da Plataforma NuvGov, uma solução focada na implantação da gestão pública digital em nosso país.
Tendo por base a Lei nº 14.129/2021, conhecida como Lei do Governo Digital, nossa missão é a de oferecer soluções abertas e transparentes que atendam as empresas e órgão públicos, focando:
- atendimento dos usuários,
- transformação digital de processos e operações,
- redução de gastos da Administração Pública,
- melhora do atendimento à população.
Quais as suas funcionalidades?
Além de todos os benefícios já mencionados com a implantação da plataforma NuvGov, a tecnologia ECM permite ainda disponibilizar as seguintes funcionalidades:
- integração com Active Directory (AD) para definição de perfis de acesso,
- controle de permissões para gestão de arquivos e conteúdos, com integração com softwares instalados no computador para edição de conteúdo,
- integração segura para acesso a bases externas,
- pesquisa avançada por conteúdo, índices e estrutura de pastas virtuais,
- transparência e fácil visualização de todas as etapas dos processos,
- possibilidade de criação de formulários eletrônicos agrafados ao fluxo,
- gráfico e relatórios para melhor controle dos status e gargalos das atividades gerenciadas.
Como se observa, é perfeitamente possível qualquer instituição pública trabalhar de forma digital suas tarefas e operações diárias, possibilitando controles eficientes e uma dinâmica operacional moderna e inteligente.
Para conhecer mais sobre o ECM e as soluções disponibilizadas pela plataforma NuvGov, acesse nosso site e confira de que maneira sua instituição pode oferecer melhores serviços e trabalhar com a tecnologia a favor de suas operações!
(Imagens: divulgação)