Reduzir os processos burocráticos para oferecer mais qualidade no atendimento e mais agilidade nos resultados ainda é um dos maiores desafios das gestões públicas.
Apesar de estarmos na Era Digital, uma publicação no blog do Tribunal de Contas da União (TCU) afirma que o Brasil é o campeão em burocracia.
A mesma fonte informa que sete a cada dez cidadãos brasileiros pensam que o excesso burocrático faz a Nação gastar mais que o necessário.
Em especial, o excesso de documentos físicos a serem preenchidos, arquivados e consultados pelos funcionários dos diversos órgãos públicos:
- desmotiva o colaborador,
- promove morosidade no atendimento,
- interfere na qualidade do serviço,
- frustra o cidadão,
- atrasa os resultados,
- eleva os gastos nas empresas.
Quer saber como reduzir os processos burocráticos e otimizar o serviço nas empresas públicas? Continue a leitura.
Como os processos burocráticos impactam a rotina?
Não existem dúvidas que toda gestão pública ou privada precisa adotar normas para direcionar a execução das atividades e otimizar a rotina do trabalho.
No entanto, em especial nas organizações públicas, o excesso de burocracia há muito tempo deixou de ser um elemento norteador e organizador para se transformar em uma das principais causas da morosidade nos processos.
Uma publicação do Correio Braziliense, de 2018, traz uma pesquisa realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), revelando que o setor público leva 5,5 horas para realizar um único procedimento.
Essa realidade mudou pouco ou quase nada, onde a tecnologia ainda não se faz presente e entre os principais impactos dos processos burocráticos nas instituições públicas destacamos a desmotivação do funcionário e a baixa produtividade do setor.
Também se destacam a falta de confiança por parte do cidadão e a abertura para que aqueles que têm pressa ou urgência na solução do problema apelem para a conhecida propina.
Como reduzir os processos burocráticos?
Mas, afinal, como é possível reduzir os processos burocráticos em órgãos e empresas públicas?
Seja no âmbito municipal, estadual ou federal, os processos podem ser melhorados e o primeiro passo para isso é uma análise completa para definir o que é prioridade na rotina do atendimento e das resoluções.
A partir disso, é possível reduzir os processos da seguinte forma:
Facilitando o trabalho do servidor
A pesquisa realizada pelo BID, que mencionamos acima, revela que a aplicação de ferramentas digitais chega a reduzir em até 74% o tempo que um atendimento presencial levaria para ser finalizado, em casos de pagamento de multa de trânsito, por exemplo.
Essa mesma melhoria pode ser promovida para praticamente todos os atendimentos e serviços prestados, pelas diversas empresas públicas.
Por isso, uma forma de reduzir os processos burocráticos é a implementar a transformação digital, começando por eliminar tudo que for possível do modelo de atendimento presencial e do uso do método manual convencional para preenchimento de fichas, protocolos, cadastros, etc.
Digitalize os processos em papel
Outra dica para reduzir os processos burocráticos em órgãos e empresas públicas é a digitalização de toda a documentação física.
A digitalização:
- elimina a necessidade do papel,
- garante maior segurança e evita o risco de perdas e rasuras,
- reduz gastos,
- agiliza o processo de acesso aos documentos,
- facilita o compartilhamento dos mesmos com outros setores.
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(Imagens: divulgação)