Desvendando as vantagens da busca avançada na gestão de documentos

A busca avançada na gestão de documentos é fundamental para empreendimentos que possuem grandes volumes de conteúdos e informações que precisam ser disponibilizados a seus cidadãos, clientes, funcionários ou colaboradores.

Esse recurso permite que em poucos segundos qualquer documento possa ser acessado e avaliado por usuários que dependem da informação para o cumprimento de suas obrigações ou tomada de decisão.

Esse é o caso de órgãos públicos e empresas que dependem da qualidade, rapidez e segurança nos acessos ao banco de dados para a obtenção de documentos envolvidos em processos que precisam ser analisados.

De acordo com um estudo realizado pela Gartner, 60% dos investimentos governamentais envolvendo a Inteligência Artificial e Análise de Dados vão propiciar a conectividade e integração das informações em 2024.

Isso significa a disponibilidade de recursos e tecnologia envolvendo a disponibilidade da informação e a busca avançada na gestão de conteúdos, uma necessidade premente para organizações que necessitam de agilidade e desejam oferecer qualidade a quem busca por documentos!

 

A busca avançada e o sistema ECM

A sigla ECM significa Enterprise Content Management, ou seja, Gestão de Conteúdo Empresarial.

Trata-se de um conjunto de recursos destinados ao tratamento de conteúdos, possibilitando:

  • captura,
  • armazenamento,
  • ativação,
  • análise,
  • automação.

Na prática, trata-se de soluções tecnológicas que possibilitam o tratamento de informações e documentos, facilitando as operações e possibilitando que usuários possam de maneira segura e rápida ter acesso ao que estão procurando.

A busca avançada é uma ferramenta que permite essa localização, mesmo que o usuário possua apenas alguns poucos dados a respeito do conteúdo que deseja acessar.

 

Busca simples e Busca avançada

As soluções ECM trabalham tanto com buscas simples como com avançadas.

A busca simples é aquela que pode ser realizada a partir de uma pesquisa envolvendo:

  • datas,
  • usuário que criou o documento,
  • tags (adicionadas ao documento),
  • signatário (informando e-mail ou número de WhatsApp).

Acontece que nem sempre essas informações estão disponíveis a quem precisa fazer a pesquisa, portanto, nesse caso, será necessário que uma busca avançada seja realizada.

Diante dessa situação, o usuário pode realizar a busca através do número do CPF ou CNPJ de alguém envolvido, ou ainda via a digitação de um termo e palavra-chave que faça parte do documento que se esteja procurando.

O sistema irá buscar no banco de dados todos os conteúdos que tenham relação com a pesquisa realizada, ou seja, em segundos se encontra o documento desejado.

 

Os impactos da ferramenta na rotina de gestão documental

Certamente, você já deve ter percebido o quanto essa ferramenta impacta a rotina da gestão documental, pois todo o processo é facilitado e agilizado a partir da busca avançada.

Empresas, entidades e órgãos governamentais que atuam com grandes volumes de documentos e informações passam a trabalhar de uma maneira muito mais dinâmica, eficiente e ágil.

Poder contar com pesquisas digitais para a recuperação de documentos e conteúdos é um diferencial enorme quando comparado com organizações que ainda possuem todo o processo manual e toneladas de papéis arquivados nos tradicionais “arquivos mortos”.

Além disso, ter à disposição uma ferramenta de busca avançada é um benefício incomparável para quem necessita desse recurso no dia a dia das suas atividades.

Como resultado, adquirem-se clientes e cidadãos satisfeitos, colaboradores ágeis e precisos, além de resultados positivos para a sua organização.

Para saber mais a esse respeito, vale a pena acessar nosso site e conhecer a solução ECM da NuvGov, uma Central de Inteligência dessa Plataforma que permite a automação de todos os processos!

(Imagens: divulgação)

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