Há algum tempo o Brasil se tornou uma referência mundial em governo digital e continua investindo em inovações para melhorar os serviços.
Conforme avaliação do GovTech Maturity Index 2022, o Brasil foi reconhecido como o segundo país em maturidade de governo digital.
A maturidade digital, no que diz respeito ao setor público, representa o quanto as entidades conseguem adotar, adequar-se e usufruir ao máximo as diversas tecnologias digitais, visando aprimorar serviços e atendimentos.
Apesar de sermos referência mundial, o setor público ainda tem um longo caminho a percorrer na prestação e oferecimento de serviços nas três esferas: federal, estadual e municipal.
Neste post, vamos apresentar as principais tendências tecnológicas para o setor público investir, aprimorar processos e melhorar o atendimento nas diferentes áreas.
Continue a leitura e confira quais são elas!
Principais tendências tecnológicas para os órgãos públicos
As tendências tecnológicas para o setor público envolvem soluções e ferramentas que visam promover a conectividade, melhorar a comunicação e aprimorar o atendimento e os serviços prestados nas diversas áreas. As principais delas são:
5G
O 5G já não é mais uma tendência tecnológica para o setor público, a solução passou a ser uma realidade que veio para revolucionar a conectividade entre as pessoas e aprimorar a comunicação entre os diferentes órgãos e o público.
Destacamos que, em 2023, o Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) aprovou um projeto-piloto que visa levar a tecnologia móvel do 5G às favelas e áreas rurais, beneficiando escolas públicas e a população.
O objetivo do Governo Federal é reduzir a desigualdade e garantir às pessoas o acesso aos aplicativos do governo que oferecem atendimentos e serviços digitais.
ECM
O Enterprise Content Management (ECM) é mais uma das tendências tecnológicas diferenciadas e adequadas para automação de processos do setor público, isso porque foi desenvolvido para:
- descomplicar a administração de processos,
- realizar a gestão de documentos automaticamente,
- tornar os dados estruturados,
- facilitar o acesso às informações.
Destacamos que o ECM é a Central de Inteligência da Plataforma NuvGov, que possibilita:
- a integração com Active Directory (AD), visando definir os perfis de acesso,
- controle de permissões para gestão de arquivos e conteúdos, integrando softwares instalados no computador para edição de conteúdo,
- integração segura para acesso às bases externas,
- pesquisa avançada por conteúdo, índices e estrutura de pastas virtuais,
- transparência e fácil visualização de todas as etapas dos processos,
- possibilidade de criação de formulários eletrônicos,
- gráficos e relatórios visando melhorar o controle dos status e gargalos das atividades gerenciadas.
BPMS
O Business Process Management Suite (BPMS) é mais uma das tendências tecnológicas para o setor público.
Trata-se de uma ferramenta que permite a visualização de todos os processos da empresa e também possibilita a revisão e automatização dos mesmos.
A plataforma da NuvGov incorpora um sistema BPMS, possibilitando:
- análise e compreensão do estágio inicial e desempenho dos processos,
- identificação de gargalos e limitadores,
- entendimento dos papéis e responsabilidades,
- definição e padronização de fluxos e regras para melhoria,
- definição de indicadores de desempenho e monitoramento,
- alinhar as metas segundo as estratégias e necessidades.
Automação dos processos
A automação de processos já não é mais uma das tendências tecnológicas, ela se transformou em uma necessidade para o setor público.
Essa prática tem como principal papel auxiliar na redução de falhas e erros, tornar os processos mais eficientes e melhorar a produtividade.
Uma forma de adotar a automação dos processos é investir em no BPM (Business Process Management), método que permite que os gestores consigam acompanhar cada uma das etapas que envolvem diferentes aplicações.
GED
Outra das tendências tecnológicas para o setor público é o GED (Gerenciamento Eletrônica de Documentos).
Trata-se de uma ferramenta incorporada à plataforma NuvGov, ela permite processar, armazenar, indexar, compartilhar e fazer backup de documentos e informações de uma empresa.
BPMN 2.0
O BPMN 2.0 (Business Process Model and Notation) é a última das tendências tecnológicas para o setor público.
A ferramenta possibilita realizar a criação de fluxos de trabalho 100% digitais e, com isso, o gestor tem uma visão completa e organizada dos processos diários da organização.
Entre as possibilidades, o BPMN 2.0 permite:
- configuração de todas as etapas do processo,
- configuração de múltiplos setores responsáveis por avançar o processo para uma próxima etapa,
- configuração de etapa sem setor previamente responsável,
- possibilidade de inclusão de modelo de texto padrão em cada etapa,
- padronização dos atos processuais,
- definição de SLA ideal para cada etapa.
Agora que você conferiu as tendências tecnológicas, que tal conhecer as soluções NuvGov para aprimorar processos e melhorar o atendimento nas diferentes áreas e setores?
(Imagens: divulgação)