Assim como toda empresa, as instituições de ensino também enfrentam desafios para se adaptarem às transformações de consumo provocadas pela era digital e manterem-se competitivas e autossuficientes.
Segundo matéria publicada em fevereiro de 2024 no Globo, em 2023 estavam em atividades no Brasil 180 mil instituições de ensino, desde creches até o ensino médio, públicas ou privadas, de pequeno, médio e grande porte.
Já o último censo do IBGE aponta que em 2022 o Brasil possuía 2.595 instituições de Educação Superior, entre públicas e privadas.
Em um primeiro pensamento a base pedagógica é o pilar de uma instituição de ensino, porém, ela precisa ser pensada e gerida estrategicamente como um negócio.
O sucesso dessa instituição envolve a sincronização dos departamentos financeiro, administrativo, compras, jurídico e de recursos humanos, além de uma relação saudável com os alunos e/ou seus responsáveis e uma comunicação eficiente entre todos os setores.
Independentemente de ser uma creche ou uma instituição de ensino superior, a tarefa do gestor escolar não se limita em oferecer o melhor método pedagógico, uma equipe docente especializada e uma estrutura completa para o aluno.
A gestão precisa promover ações empreendedoras e estratégicas de negócios para que a organização se mantenha competitiva e autossuficiente.
Continue a leitura e confira quais são os principais desafios enfrentados pelas instituições de ensino na era digital!
Desafios na gestão de instituições de ensino
De um lado as gestões de instituições de ensino precisam focar na qualidade do nível educacional, já de outro criar estratégias para que o negócio consiga cumprir seus objetivos e gerar bons resultados.
Nesse sentido, os principais desafios do gestor escolar envolvem a:
Comunicação eficiente
A era digital transformou a forma como as pessoas se comunicam, resolvem problemas, trabalham, estudam e consomem produtos.
Nesse quesito, toda gestão de instituições de ensino deve investir para oferecer diferentes canais que facilitem e garantam uma comunicação eficiente e segura:
- entre os diversos setores internos da empresa,
- professores e alunos/responsáveis,
- alunos e instituição,
- instituição e fornecedores.
Conforme publicação no portal Terra, 64% dos brasileiros preferem ser atendidos pelas empresas por meio de canais digitais, como WhatsApp e Telegram.
Partindo do princípio que instituições de ensino são negócios, elas também precisam se adequar às tendências e exigências do mercado.
A conectividade é elemento vital no ambiente escolar. Aplicativos, por exemplo, permitem aos pais/responsáveis acompanhar todo o status da criança, como frequência, notas, tarefas, etc.
Aplicativos também facilitam os processos e a comunicação entre:
- professor x aluno,
- estudante x universidade.
Além de auxiliarem na rotina dos servidores, no caso das instituições públicas.
Gestão de processos
Outro desafio enfrentado pelas instituições de ensino é a gestão de processos, já que às vezes o líder não consegue ter uma percepção mais detalhada do funcionamento do seu negócio, o que impacta nas tomadas de decisões e resoluções de problemas.
Afinal, a rotina da empresa envolve compras, pagamentos, recebimentos e envio de dados exigidos pelos órgãos municipais, estaduais e federais competentes, além da execução de várias atividades, como limpeza, atendimento ao público e ao corpo docente e entre outras.
Nessa hora, a integração entre os setores facilita o acesso a todos os dados, otimizando e agilizando processos.
Inovações tecnológicas
Independentemente do serviço oferecido, da educação infantil à universidade, os gestores precisam se abrir para uma cultura de inovação.
Aliás, é na ausência do inovar e adaptar-se às novas tendências tecnológicas que se encontram os maiores desafios a serem vencidos pela gestão escolar, afinal, sem inovação não há modernidade.
Da mesma forma que não há melhorias nos processos nem no atendimento, muito menos eficiência na gestão.
NuvGov for Education: a plataforma que vai revolucionar as instituições de ensino!
A NuvGov é especializada no desenvolvimento de soluções que visam contribuir para tornar a gestão pública mais eficiente e melhorar o atendimento ao cidadão.
No que se refere aos desafios enfrentados na gestão de instituições de ensino, apresentamos para você a Plataforma NuvGov for Education, a solução permite automatizar as atividades administrativas, a comunicação e os demais processos que fazem parte da rotina de uma escola pública.
A solução disponibiliza estrutura tecnológica e organizacional para oferecer de forma integrada e oficial as soluções que atendam as necessidades:
- das secretarias municipais de educação,
- das escolas da rede municipal,
- das entidades e escolas conveniadas,
- dos alunos e pais/responsáveis de forma geral,
- do corpo docente,
- e todos os servidores envolvidos na gestão educacional do município.
Tudo isso é possível a partir de uma plataforma digital WEB, integrada ao aplicativo (APP) de atendimento aos usuários, que permite acesso online 24 horas, tanto para o cidadão como para o servidor.
Quer tornar a sua gestão mais eficiente e a sua instituição escolar mais autossuficiente? Entre em contato para saber mais sobre a plataforma NuvGov for Education.
(Imagens: divulgação)