Como fazer cumprir o princípio da eficiência na administração pública?

A obrigação de todo gestor público é o de atender a legislação, inclusive no que se refere ao princípio da eficiência.

Esse princípio está previsto na Constituição Federal de 1988, apresentando diretrizes que garantem ações que atendam a expectativa do cidadão e possibilitam uma administração transparente e eficiente.

A busca constante pela melhor alocação dos recursos faz parte do dia a dia dos órgãos públicos, onde se torna necessário:

  • agilidade na tomada de decisões,
  • qualidade nos serviços prestados ao cidadão,
  • efetividade no desenvolvimento das tarefas.

Para isso, torna-se imprescindível a criação de uma estrutura adequada que, além de cumprir com sua missão, atenda as exigências previstas nas leis.

Continue a leitura e saiba o que precisa ser feito para cumprir com o princípio da eficiência na administração pública!

 

Entendendo o princípio da eficiência

São cinco os princípios da administração pública que precisam ser priorizados por municípios e quaisquer órgãos governamentais:

  1. princípio da legalidade,
  2. princípio da impessoalidade,
  3. princípio da moralidade,
  4. princípio da publicidade,
  5. princípio da eficiência.

Esses 5 quesitos se relacionam entre si e garantem, a partir das boas práticas, uma administração de qualidade, atendendo as necessidades da população e cumprindo com todas as obrigações previstas em lei.

O princípio da eficiência, tema deste post, trata do cumprimento dos quatro primeiros apresentados, ou seja, corresponde aos bastidores da administração pública que garante operações adequadas para atender as demandas da sociedade.

Para isso, é preciso contar com a organização dos processos e uma equipe qualificada, capacitada e disposta a desenvolver o melhor em termos de produtividade, atendendo a todas as situações vividas no dia a dia da administração pública.

 

Os desafios para a eficiência na administração pública

Uma frase do empresário e fundador da Apple, Steve Jobs, apresenta de forma resumida o que é preciso fazer para garantir a eficiência das operações:

Você não pode impor a produtividade, mas, sim, fornecer as ferramentas para permitir que as pessoas se transformem no seu melhor.

As atividades envolvendo a administração pública exigem transparência e todo o cuidado para que as ações possam ser auditadas em qualquer tempo, comprovando que os processos foram desenvolvidos de acordo com a legislação vigente.

Por trás dessa realidade, o excesso de burocracia pode se transformar em um sério problema, limitando ações e impossibilitando o princípio da eficiência.

No entanto, a implantação de ferramentas tecnológicas é a forma ideal para que se possa cumprir com as leis, sem comprometer a qualidade dos serviços e garantir o atendimento às necessidades da sociedade.

 

O papel das tecnologias no cumprimento do princípio da eficiência

O princípio da eficiência no setor público necessita da adoção de ferramentas tecnológicas que possam:

  • agilizar processos,
  • garantir qualidade nas ações,
  • trazer inovações para o setor público,
  • adotar processos transparentes,
  • atender a demanda daqueles que buscam por informações e serviços.

Isso significa que os gestores precisam oferecer condições que facilitem o trabalho do servidor, a partir do uso de ferramentas adequadas que agilizam e garantem o sucesso das operações.

Digitalizar os processos e eliminar o uso do papel é uma maneira inteligente de diminuir a burocracia, contando com facilidades que somente as boas plataformas tecnológicas podem oferecer.

Os benefícios oferecidos pela tecnologia são rapidamente observados pelos servidores e por todo aquele que necessita interagir com a administração pública, facilitando operações e garantindo uma gestão responsável e de qualidade.

Se a sua gestão busca por soluções que atendam o princípio da eficiência, vale a pena conhecer a NuvGov, uma empresa voltada a colaborar na transformação digital da gestão pública no Brasil. Acesse nosso site e conheça detalhes a esse respeito!

(Imagens: divulgação)

 

Cart